31 de ago. de 2008

ENVELHECEMOS COMO VIVEMOS

"O aumento da expectativa de vida é uma realidade crescente no Brasil e no mundo. A melhoria nas condições de saneamento básico aliada à diminuição da mortalidade, aumentando consequentemente a expecttiva de vida e também a diminuição da fecundidade (tendo o casal menor número de filhos), favoreceu o envelhecimento da população brasileira."
Daniela Matins Lima, professora de Educãção Física escreve um importante artigo no Mundo Jovem de Setembro de 2008. Confiram!
No artigo são apresentadas questões para debate que podem ser aproveitadas pelos alunos em atividade de sala de aula.


EDUCAR PARA A PAZ NA ESCOLA

" A PAZ É CONSTRUÍDA NAS PEQUENAS COISAS. EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE MANIFESTÁ-LA: DIÁLOGO, RESPEITO, PRÁTICA DE SOLIDARIEDADE E DE RECONHECIMENTO AO OUTRO COMO SUJEITO DE DIREITOS. ENTÃO, A PAZ NÃO É ALGO QUE REPORTA SÓ A SERENIDADE E À TRANQUILIDADE ENTRE AS PESSOAS. É UMA ATITUDE QUE TEMOS EM RELAÇÃO AO OUTRO E EM RELAÇÃO A NÓS MESMOS."
VEJA MAIS NO MUNDO JOVEM DE SETEMBRO DE 2008.

ESCOLA E SAÚDE

COLEGAS!
ESTA SEMANA O JORNAL ZERO HORA ESTÁ CONTRIBUINDO COM ARTIGOS SOBRE A SAÚDE NA ESCOLA COM O BLOG DO VIDA .
ACESSE WWW.ZEROHORA.COM/BLOGDOVIDA E MUITAS NOTÍCIAS PODEREMOS USAR NA ESCOLA PARA INFORMAR NOSSOS ALUNOS.

28 de ago. de 2008

Dez Mandamentos para os Pais lembrarem na Hora da Lição de Casa de seu Filho

1. Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.
2. Organize um espaço e um horário apropriado para ele fazer as tarefas longe do som, da televisão, do telefone e da circulação da casa.
3. Troque idéias ou promova perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.
4. Não corrija e não aponte erros. Corrigir é tarefa do professor. Como o professor saberá as dificuldades de seu filho se você se adiantar a ele e corrigir a tarefa? Importante: não vale apagar o erro de seu filho! Se alguém tiver que apagar algo, que seja ele.
5. Diga “tente novamente” , diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso. Neste caso, valem os itens anteriores para reforçar este.
6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos.
7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas, as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e fixar os conteúdos é fundamental.
8. Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à escola. Lavar a louça, arrumar o quarto, guardar os brinquedos são tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, no entanto, de natureza diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as obrigações domésticas.
9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu, ou não concordou, procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente, a tarefa de casa e seus objetivos.
10. Demonstre que você confia em seu filho e respeita suas iniciativas, seus limites e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.
Isabel Cristina Hierro Parolin - Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, em Psicodrama; Mestre em Psicologia da Educação - 04/08/2003E-mail: isabel.parolin@bbs2.sul.com.br

Reflexão II

Quantas vezes você andava na rua e sentiu um perfume e lembrou de alguém que gosta muito?Quantas vezes você olhou para uma paisagem em uma foto, e não se imaginou lá com alguém...Quantas vezes você estava do lado de alguém, e sua cabeça não estava ali?Alguma vez você já se arrependeu de algo que falou dois segundos depois de ter falado?Você deve ter visto que aquele filme, que vocês dois viram juntos no cinema, vai passar na TV...E você gelou porque o bom daquele momento já passou...E aquela música que você não gosta de ouvir porque lembra algo ou alguém que você quer esquecer mas não consegue?Não teve aquele dia em que tudo deu errado, mas que no finzinho aconteceu algo maravilhoso?E aquele dia em que tudo deu certo, exceto pelo final que estragou tudo?Você já chorou por que lembrou de alguém que amava e não pôde dizer isso para essa pessoa?Você já reencontrou um grande amor do passado e viu que ele mudou?Para essas perguntas existem muitas respostas...Mas o importante sobre elas não é a resposta em si...Mas sim o sentimento...Todos nós amamos, erramos ou julgamos mal...Todos nós já fizemos uma coisa quando o coração mandava fazer outra...Então, qual a moral disso tudo?Nem tudo sai como planejamos portanto, uma coisa é certa...Não continue pensando em suas fraquezas e erros, faça tudo que puder para ser feliz hoje!Não deite com mágoas no coração.Não durma sem ao menos fazer uma pessoa feliz!E comece com você mesmo!!!
Martha Medeiros

26 de ago. de 2008

Gabriel


FILHO, MUITA VIDA PARA VOCÊ!

Reflexão

A vida me ensinou...A dizer adeus às pessoas que amo,Sem tira-las do meu coração;Sorrir às pessoas que não gostam de mim,Para mostra-las que sou diferente do que elas pensam;Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade,Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;Calar-me para ouvir;Aprender com meus erros .Afinal eu posso ser sempre melhor.A lutar contra as injustiças;Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo,A ser forte quando os que amo estão com problemas;Ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho;Ouvir a todos que só precisam desabafar;Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;Perdoar incondicionalmente,Pois já precisei desse perdão;Amar incondicionalmente,Pois também preciso desse amor;A alegrar a quem precisa;A pedir perdão;A sonhar acordado;A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);A aproveitar cada instante de felicidade;A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las; A ver o encanto do pôr-do-sol;A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;A abrir minhas janelas para o amor;A não temer o futuro; Me ensinou e esta me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.
Charles Chaplin

Links

http://educacaovidaesaude.blogspot.com/
http://pt-br.wordpress.com/tag/vida-e-saude/
http://www.cdof.com.br/recrea16.htm

Música

Vida!
La Salle



Vida é chuva, é sol

Uma fila, um olá

Um retrato, um farol

Que será que será





Vida é um filho que cresce

Uma estrada, um caminho

É um pouco de tudo

É um beijo, um carinho




É um sino tocando, uma Fêmea no cio

É alguém se chegando

É o que ninguém viu

É um discurso, é promessa

É um mar, é um rio


Vida é revolução, é deixar como está

É uma velha canção, Deus nos deu, Deus nos dará

Vida é solidão, é a turma do bar

É partir sem razão, é voltar por voltar



Vida é palco é platéia, é cadeira vazia

É rotina, odisséia, é sair de uma fria

É um sonho tão bom, é a briga no altar


Vida!!! É um grito de gol

É uma banho de mar

É inverno e verão

Vida!!! É mentira, é verdade

E quem sabe a vida é da vida razão


20 de ago. de 2008

Educar para Vida!


Trabalhar as questões ambientais na escola é fundamental para que os alunos adquiram consciência para responsabilidade ecológica, pois a vida modela a terra.

Trabalhando na Escola


A partir da confecção de murais a escola pode realizar atividades em todas as disciplinas a fim de que os alunos possam valorizar a vida que tem.

Projeto Vida




Vida! Deus nos deu Deus dará...
A escola pode trabalhar a partir deste tema a interdisciplinariedade. Várias questões que envolvem os alunos seu todo, poderão ser por eles, conceituadas.

19 de ago. de 2008

O que as escolas não ensinam - Bill Gates

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 regras que os estudantes não aprenderiam na escola.

Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" têm criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política têm levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.
Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais... Bill Gates falou por menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero...

Regra 1 A vida não é fácil, acostume-se com isso.

Regra 2 O mundo não está preocupado com a sua auto-estima.O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3 Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola.Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4 Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você.

Regra 5 Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social.Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

Regra 6 Se você fracassar, não é culpa de seus pais.Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7 Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos".Então antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Regra 8 Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim.Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar.Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.Se pisar na bola, está despedido... RUA !!!Faça certo da primeira vez!

Regra 9 A vida não é dividida em semestres.Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10 Televisão NÃO é vida real.Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boite e ir trabalhar.

Regra 11 Seja legal com os C.D.Fs - aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.

Bill Gates, dono da maior fortuna pessoal do mundo e da Microsoft, a única empresa que enfrentou e venceu a Big Blues, IBM, que construiu o primeiro computador, cérebro eletrônico mundial, desde a sua fundação em meados de 1900.

http://www.mulherdeclasse.com.br/DiscursoGates.htm

Postado por Susana Stedile Scalco

Vida

Colegas! Esta é linda para trabalhar com os alunos, dramatizando, cantando, desenhando . Trabalha-se a sensibilização, imaginação , oralidade e principalmente podemos explorar a valorização da vida!

“Vida é chuva, e sol, uma fila, um olá
Um retrato, um farol, que será, que será?
Vida é o filho que cresce, uma estrada, um caminho
É um pouco de tudo, é um beijo, um carinho
É um sino tocando, uma fêmea no cio
É alguém se chegando, é o que ninguém viu
É discurso, é promessa, é um mar, é um rio
Vida é revolução, é deixar como está
É um velha canção, Deus nos deu, Deus dará
Vida é solidão, é a turma do bar
É partir sem razão, é voltar por voltar
Vida é palco, é platéia, é cadeira vazia
É rotina, odisséia, é sair de uma fria
É um sonho tão bom, é a briga no altar
Vida é o grito de gol, é um banho de mar
É inverno, é verão
Vida é mentira, é verdade
E quem sabe a vida é da vida a razão”

Postado por Susana Stedile Scalco

9 de ago. de 2008

Dia Nacional de Combate ao Fumo, 10 de agosto, serve de estímulo para fumantes mudarem de hábito

A 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Pelotas, estará lançando durante a segunda quinzena deste mês uma campanha de conscientização sobre os malefícios causados pelo tabagismo nas escolas estaduais da sua região de abrangência, que inclui os municípios do Rio Grande e São José do Norte.A iniciativa é resultado de uma parceria da Equipe de Apoio da Saúde Escolar (Esae) da 5ª CRE com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A proposta da ESAE é abordar a problemática do tabagismo de forma interdisciplinar e através de palestras.A parceria tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os problemas relacionados ao uso do cigarro e derivados na saúde. O tabagismo é uma das maiores causas de morte evitável no mundo. Além disso, o cigarro pode causar outras doenças como asma, pneumonia e câncer de pulmão.

Principais efeitos do video-game

Principais efeitos dos Videogames
Influência das mensagens subliminares.
Anorexia: perda total ou parcial do apetite
Aumento da pressão arterial. Quanto maior é a violência do jogo, mais sobe a pressão arterial.
Cansaço físico devido ao tempo que gastam diante do vídeo. Isso acarreta vários problemas na vida escolar, como dificuldade de memorização, atenção e aprendizado em geral.
Cansaço visual: olhos ardentes e ressecados.
Diminuição da solicitação da musculatura ocular. Os músculos do globo ocular tendem a relaxar-se ou atrofiar-se.
Cifose: Desvio que pode deixar a pessoa corcunda, devido a postura irregular durante horas de jogo.
Cefaléia: Dores de cabeça e indisposição física e mental.
Tendinite e L.E.R: “Lesões por esforços repetitivos”.
Problemas de aprendizado e Comportamentais.
Agressividade. Estimula comportamentos agressivos em crianças predispostas ou criadas em ambientes hostis.
Banalização da violência.
Desagregação da família.
Dessensibilização: Indiferença e a insensibilidade diante de problemas sérios e da realidade do dia-a-dia.
Fenecimento do vocabulário e da conversação.
Hipnotismo: A maioria dos jogos oferece quase um efeito hipnótico e podem levar os jovens a confundir realidade com fantasia. É comum crianças assumirem uma dupla personalidade, principalmente as com carência afetiva.
Imitação: Os jogos, principalmente os violentos, induzem à imitação. A criança passa a assimilar os traços de caráter do personagem.
Isolamento do convívio social e do contato humano.
Ocultismo: A criança aprende desde cedo a conviver com os laços perigosos do ocultismo. Os personagens quase sempre são demônios, zumbis, vampiros, dragões. A criança aprende a se familiarizar com seus nomes: Diablo, Jersey Devil, Pokemón, Speed Devils, Dragon Quest, etc.
Passividade: A vontade é inibida e o raciocínio bloqueado devido aos movimentos repetitivos e predefinidos.
Vício: Pode causar perdas irreparáveis para o organismo ou problemas emocionais. Jogar videogame pode ser considerado um vício como outro qualquer. Pode chegar a uma obsessão. Quer sempre mais emoção, mais violência, etc.
Predisposição ao crime.