16 de jul. de 2008

Concordo com tudo o que ela cita a respeito de que o educador necessita de todas as formas manter-se actualizado, buscando sempre novas maneiras de passar o seu conhecimento, tendo desta forma os alunos presente em suas aulas de corpos e mentes, ficando assim sempre próximos, sentindo que seu professor alem de ensinar, também quer aprender.
Professor antenado sabe que não sabe tudo!!!!!!!!!!

Condições de trabalho e saúde do educador são temas de seminário




13/06/2007 - O Núcleo Sindical Curitiba Sul da APP-Sindicato promove nesta sexta-feira, dia 15, o seminário “As condições de trabalho e a saúde dos educadores”, na Câmara Municipal de Curitiba. Segundo os organizadores, o objetivo do evento é debater questões ligadas ao tema na busca de soluções que possam, em seguida, ser encaminhadas aos governos estadual e municipal com vistas a melhorar o ambiente de trabalho dos educadores.A programação inicia às 13h30min e contará com a presença dos seguintes debatedores: Valdir Perrini, advogado trabalhista e vice-presidente do Sinpes; Nancy Ferreira Pinto, especialista em saúde do trabalhador e assessora do SindSaúde; Osny Batista, mestre em Ciência da Educação – Movimentos Sociais, além de representantes das secretarias de Educação do Estado e do município. A direção da APP-Sindicato também estará prestigiando o evento, que acontece no auditório do Anexo II da Câmara, no 4º Andar. Informações pelos telefones (41) 3350-4691 3350-4053 3224-2413.

Blog na Educação

A atualização dos blogs produzidos pelo próprio aluno também. Funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento. Temos aí a interdisciplinariedade no uso dos blogs.
Na educação usando a informática a utilização dos blogs, como alternativa de aprendizagem serve para aproximar aluno e professor no projeto de trabalho, pois abrange de forma ampla uma infinidade de assuntos, estabelecendo relações com os conteúdos. Podemos trabalhar a fotografia, artigos, idéias, notícias, links. É uma excelente forma de comunicação, permitindo que grupos de pessoas interem-se sem restrições. Esta ferramente se aproxime mais dos objetivos estipulados pelo professor.
O professor interage com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções. Atendendo o curriculo voltado para competências. Na sua dinâmica fica expresso os objetivos e avaliação á que o professor se determina.

10 de jul. de 2008

Educar para vida e a saúde

Algumas sugestões para...

Objetivos:

Reconhecer a importância de se manter a saúde do corpo e da mente.
Reconhecer as regras que devemos seguir pra ter saúde física e mental e um bom relacionamento social, para, assim, desenvolver a cidadania.

Estratégias:

Diálogo sobre conhecimentos pessoais e da comunidade;
Exploração de diferentes materiais impressos;
Mapas conceituais;

Avaliação:

Verificar, através de observações, atividades orais, escritas, práticas com a comunidade em geral, se o aluno mudou seus conceitos e atitudes, se transmitiu para sua família e comunidade suas vivências e análises feitas durante o projeto. Reconhecendo, assim, a importância da educação para manter a saúde do corpo, da mente e da sociedade, e que dessa maneira terá uma melhor qualidade de vida.

Texto:

Educação, vida e saúde

Dizemos que uma pessoa está com saúde quando ela apresenta boas condições físicas e mentais e possui um bom relacionamento social.


Para conservar o nosso corpo com boa saúde física, devemos:
Ter uma alimentação variada e nutritiva;
Tomar banho diariamente;
Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir;
Lavar as mãos depois de usar o sanitário e antes das refeições;
Dormir em quarto arejado;
Usar roupas limpas e não dormir com a mesma roupa usada durante o dia;
Manter sempre os cabelos e as unhas limpos;
Sentar com postura correta;
Fazer exercícios físicos;
Não usar drogas e bebidas alcoólicas;
Usar preservativo.


Para termos uma boa saúde mental, devemos:

· Ser honestos com nós mesmos e com nossos semelhantes, e não praticar atos que pesem em nossa consciência, pois as más ações sempre deixam as pessoas angustiadas;
· Eliminar sentimentos de egoísmo, inveja e raiva;
· Parar periodicamente para meditar sobre a vida e avaliar nossos erros e acertos. Ao cometer erros, devemos aproveitá-los como ensinamentos para evitar que se repitam;
· Manter contato permanente com a natureza, pois ela nos transmite paz e energia positiva;
· Ter sempre pensamentos positivos, pois pensamentos negativos prejudicam a paz espiritual;
· Ler bons livros, jornais e revistas, para nos manter atualizados e bem informados sobre os fatos que ocorrem no mundo;
· Usar conscientemente a Internet;
· Dormir, no mínimo, oito horas por dia;
· Aproveitar as horas de lazer com diversões variadas e sadias;
· Evitar vídeo-games.